Sobre a formação
O projeto
A proposta da oficina surgiu da necessidade permanente de salvaguardar o saber e fazer tradicional da ceramista Maria das Graças Siqueira Campos, conhecida popularmente como Xica na Cidade de Goiás.
Dona Xica com seus 70 anos permanece cotidianamente envolvida em seu ofício de ceramista na Comunidade Quilombola Alto Santana, certificada pela Fundação Palmares em 2017 como quilombo urbano. Sua presença na comunidade, carrega por si, uma potência ancestral através do seu ofício como artesã e “paneleira” – assim são conhecidas as ceramistas que produzem panelas de barro na Cidade de Goiás.
Preservando a técnica material desta ceramista, através de iniciativas audiovisuais e sócio-culturais como esta, é possível sensibilizar a Comunidade Quilombola sobre os valores artísticos e culturais de seus membros e anciãos, além de possibilitar o aprendizado e capacitação de público interessado, em técnicas materiais tradicionais, como a escultura em cerâmica, sejam estas obras utilitárias ou não, caso das figuras sacras e símbolos do imaginário popular vilaboense, produzidos por Dona Xica.
Aulas
YouTube
Manual
Em frente as câmeras
Maria das Graças Siqueira Campos (Dona Xica).
Atrás das câmeras
Maria das Graças Siqueira Campos: proponente | artista educadora.Viviane Goulart: produtora executiva, diretora; diretora de fotografia. João Batista Gabriel Carvalho Silva: diretor de produção, editor e montador. Arthur Cintra: técnico de som direto/microfonista. Anna Carolline Bolba: produtora de conteúdo. Emanuel Araquan: social mídia. Marina Carolina Gonçalves: programação de conteúdo e técnica de transmissão
Produção
Realização
Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 001/2023 (audiovisual), realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura De Goiânia-GO