Post
Mostra Labareda exibe produções goianas neste sábado no Cine Cultura
Fonte: O Popular – Veja mais em: https://opopular.com.br/magazine/mostra-labareda-exibe-produc-es-goianas-neste-sabado-no-cine-cultura-1.3092562
Clenon Ferreira – 14 de dezembro de 2023 às 18:08
Destaque fica por conta da sessão première do curta-metragem Um Homem Nu, da diretora Viviane Goulart
Exibições de filmes produzidos em Goiás marcam a programação do Cine Cultura deste sábado (16), a partir das 20h30, durante a Mostra Labareda. O destaque fica por conta da sessão première do curta-metragem Um Homem Nu, da roteirista e diretora Viviane Goulart, fruto da adaptação do livro Memóriasdo Submundo, do escritor e poeta marginal goiano Marco Coimbra.
O filme narra os mistérios por trás da figura de um homem que caminha nu pelas ruas de Goiânia.
“Toda a narrativa destaca a curiosidade do escritor Marco Coimbra em saber quem é aquele homem e por quais motivos ele está nu no meio da rua. Trata-se de um dos contos do livro do autor que precisa ser conhecido por todos os goianos”, diz a diretora.

Ao longo da história, o espectador escuta os relatos que a protagonista, Jenny, faz a Marcão. Conhecida como a “rainha da confusão”, a personagem narra sua noite cheia de surpresas e encontros com outras figuras, como Gilberto, Rato e Primo. O roteiro da produção é inspirado nas obras do cineasta e fotógrafo iraniano Abbas Kiarostami, diretor de Gosto de Cereja (1997) e Um Alguém Apaixonado (2012) e que conquistou importantes prêmios, como a Palma de Ouro e o Leão de Ouro.
‘Godzilla Minus One’ e mais 9 filmes estreiam nos cinemas em Goiânia e Aparecida
Imagem noturna da Chapada dos Veadeiros ganha prêmio internacional de fotografia; veja detalhes
Dirce Machado: veja quem é a camponesa goiana que liderou resistência armada e inspirou livro
O elenco do curta-metragem é formado pelo próprio autor, Marco Coimbra, além da atriz Juliana Dalle e dos atores Arthur Cintra, Fred Prachedes, João Batista e Allan Jacinto — este integra o elenco de Felipa e o Foguete (2017), exibido no especial de fim de ano da TV Anhanguera.
“O filme bebe muito da linguagem do documentário em um jogo de realidade e ficção”, completa
Viviane.
Janela
Além da estreia de Um Homem Nu, a Mostra Labareda serve de janela para a exibição de outros curtas-metragens de Goiás. É o caso, por exemplo, dos documentários Xica (2019) e Presente de Casamento (2021) e a ficção Codinome Meu Amor (2022).
Todas as produções são dirigidas também pela diretora goiana, que atua na Labareda Cinematográfica e na Mostra Clandestina.
Natural de Belo Horizonte (MG) e radicada em Goiás desde 2016, Viviane é formada em Cinema e Audiovisual no Instituto Federal de Goiás (IFG), na cidade de Goiás. Em 2019, dirigiu o documentário Xica, em que assina também a direção de fotografia, edição e produção. Durante a pandemia, a artista dirigiu dois curtas-metragens: Presente de Casamento e Codinome Meu Amor, realizando, além da direção e produção, a fotografia, edição, e distribuição das obras. Em 2023, desenvolveu e
produziu o seu primeiro longa-metragem intitulado Vulgo Jenny.
Além da exibição dos filmes, a mostra conta também um debate com a presença de Marco Coimbra, toda a equipe técnica de Um Homem Nu e o público participante encerra a programação da Mostra Labareda. O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Novos Artistas do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás de 2017.
Serviço
Mostra Labareda
Exibição dos filmes Xica (2019), Presente de Casamento (2021) e a ficção Codinome Meu Amor (2022) e estreia do filme Um Homem Nu.
Neste sábado (16), a partir das 20h30
Local: Cine Cultura, Centro Cultural Marieta Telles, na Praça Cívica
Entrada gratuita
Informações: 32014670