Post
Egressa do Bacharelado em Cinema realiza exibição de filme contemplado em projeto de Fomento a novos artistas
Cinema e Audiovisual
Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 08h47
O filme intitulado “Um Homem Nu” foi exibido em Sessão Premiére na programação da Mostra Labareda no Cine Cultura em Goiânia

Equipe Técnica do curta metragem
A egressa do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – câmpus Cidade de Goiás, Viviane Goulart, apresentou seu filme “Um Homem Nu” em sessão premiére no Cine Cultura em Goiânia no último dia 16/12 dentro da programação da Mostra Labareda. A ação foi a contrapartida promovida pelo projeto: UM HOMEM NU – REALIZAÇÃO DE CURTA METRAGEM, contemplado pelo edital de Fomento aos Novos Artistas do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, nº 11/2017, aprovado no ano de 2018.
Viviane explica que o projeto foi constituído a partir do roteiro do curta metragem que é inspirado no conto do artista marginal Marco Coimbra que é quem ocupa o lugar de personagem real no filme. “O roteiro, assim como a construção dos personagens tem inspiração na cinematografia de Abbas Kiarostami que percorre o espaço do verídico e factual – o “acontecimento” e o fictício – construído a partir da dramaturgia do autor do conto, trabalhada para uma linguagem cinematográfica que mescla ficção e documentário”.
A produção do filme contou com uma equipe majoritariamente de profissionais bacharéis egressos do Bacharelado em Cinema do IFG. O Núcleo de Produção Digital (NPD) também apoiou a promoção e divulgação da exibição. A Mostra Labareda contou com aproximadamente 84 pessoas participantes, ocupando as 88 cadeiras da sala de cinema do Cine Cultura, além da diretora, e grande parte da equipe técnica do filme.
Veja abaixo mais informações sobre o filme e a diretora:
- Um Homem Nu
- Roteiro de Viviane Goulart e João Batista Silva
- Adaptação do conto: Um Homem Nu, livro Memórias do Submundo, de Marco Coimbra
SINOPSE
Instigado com um acontecimento em seu bairro, Marcão mata sua curiosidade ao encontrar Jenny, a rainha da confusão, que conta a ele sobre sua noite com Gilberto, e a surpresa feita por Rato e Primo.
FICHA TÉCNICA:
- Direção: Viviane Goulart
- Roteiro: Viviane Goulart e João Batista Silva
- Assistente de Direção: Rafael Simon
- Direção de Produção: Rafael Freire
- Produção Executiva: Viviane Goulart
- Assistente de Comunicação e Produção Executiva: Keila de Freitas
- Direção de Arte: Paulo Patakori
- Assistente de Arte: Gabriela Silva
- Direção de Fotografia: Yolanda Margarida
- Assistente de Câmera e Logger: Bruna Chamelet
- Técnico de Som Direto: Rafael Simon
- Sound Designer e mixagem: Alexandre Ventana
- Edição e montagem: João Batista Silva
- Empresa produtora: Labareda – produções cinematográficas e tecnológicas
- Produtores: Viviane Goulart e João Batista Silva
- Apoio: Balaio Produções Culturais e Cinematográficas e Dafuq Filmes
- Colorização: Carina
ELENCO:
- Marco Coimbra
- Juliana Dalle
- Arthur Cintra
- Fred PraXedes
- Allan Jacinto Santana
- João Batista Silva
APRESENTAÇÃO
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Novos Artistas Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, 2017. (FAC, SEDUCE e Governo de Goiás).
MINIBIO – DIRETORA
Roteirista, diretora e produtora independente de audiovisual. Em 2018 iniciou seus trabalhos com a produtora Labareda Cinematográfica. Idealizadora da Mostra Clandestina, dedicada a exibição de filmes e obras audiovisuais realizadas por mulheres latino-americanas, realizada anualmente na Cidade de Goiás. Em 2019 dirigiu o documentário XICA, 17′, o qual assinou a direção de fotografia, edição e produção. Durante a pandemia do COVID-19, dirigiu dois curtas-metragens: Presente de Casamento, 10’ (2021) e Codinome meu Amor, 13’ (2021), realizando além da direção e produção, a fotografia, edição, e distribuição das obras. Em 2023 desenvolveu e produziu o seu primeiro longa-metragem intitulado Vulgo Jenny, e dirigiu a ficção Um Homem Nu, curta-metragem com roteiro adaptado do livro Memórias do Submundo.